segunda-feira, 30 de julho de 2007

Wine clubs e seus cartões

Mais um cartão vem se somar à cascata dobrável de plásticos que faz a alegria (e compõe o clichê) de consumidores norte-americanos. Várias vinícolas, especialmente na Califórnia, têm emitido seus cartões próprios como forma de fidelizar clientes. Coisas do marketing com terroir da América! No já tradicional cartão da Rutherford Hill Winery, no Vale do Napa, onde os empreendedores da família Terlato têm produzido um Merlot estrelado, o galpão-símbolo da propriedade é orgulhosamente destacado. Pesquisa recente divulgada pelo site winesandvines.com com 350 vinícolas dos Estados Unidos mostra que os produtores, principalmente médios e pequenos, têm investido na venda direta de suas garrafas. Alguns deles conhecem seus 50 clientes mais fiéis pelo nome, graças à freqüência com que estes comparecem a eventos promovidos pelos efervescentes clubes do vinho. Hoje, o canal mais popular de vendas está nas salas de degustação que os vinicultores tratam de aprimorar e abrem a seus visitantes. Em seguida aparecem os "wine clubs", uma tendência em alta em todo o mundo. 37% das vinícolas pesquisadas pela Wines & Vines indicaram que os clubes são responsáveis por 11% a 50% das vendas diretas. Na Rutherford Hill, cerca de 3 mil sócios estão ligados a cada um de seus rótulos. Isso quer dizer que os membros desses clubes participam de promoções especiais e podem receber religiosamente em casa as garrafas do vinho preferido, nem bem a safra tenha começado a caminhar.

http://www.rutherfordhill.com/default.asp

http://wine.about.com/od/wineclubs/Wine_Clubs.htm

DC 23/2/2007

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