segunda-feira, 30 de julho de 2007

Adote um barril

A Crushpad está apenas na sua terceira vindima, mas seu fundador, Michael Brill, um ex-executivo da área de informática, já quer produzir 25 mil caixas de vinho em 2007, ante as 15 mil deste ano. Criada em 2004, a Crushpad está longe de ser uma vinícola tradicional. A começar pelo link cultural que estabelece entre o Napa Valley, região dos mais disputados vinhedos da Califórnia, um dos celeiros de uvas para a Crushpad, e o Vale do Silício, epicentro da revolução da informática dos últimos 30 anos, onde se formou o espírito empreendedor de Brill. A Crushpad, com instalações no coração de San Francisco, é uma cooperativa vinícola que só ganhou vida graças à internet. Já tem cerca de 1.500 filiados de 30 estados americanos e de seis países, entre eles Japão e Finlândia. Os interessados em produzir um vinho customizado de qualidade têm toda a assessoria técnica da Crushpad, desde a compra das melhores uvas da região até os negócios com o vinho já engarrafado. Todo o processo de produção pode ser acompanhado por meio de imagens em tempo real, da colheita ao engarrafamento. Uma câmera é capaz de "perseguir" cada um dos barris etiquetados do "enólogo" associado. A surpresa é que os cooperados conseguem produzir bons vinhos a preços que variam de 17 a 32 dólares a garrafa. Os vinhos das vinícolas tradicionais custam até três vezes isso. O modelo da Crushpad pode ser o futuro da indústria vinícola, diz Brill. "Você indica o grau de envolvimento com o projeto e nós fazemos o resto".

http://www.crushpadwine.com

http://www.businessweek.com/magazine/content/06_28/b3992086.htm?

DC 17/11/2006

Nenhum comentário: