segunda-feira, 30 de julho de 2007

Idéias em fermentação

A imagem de Tom Wark na abertura do seu blog Fermentation não é lá muito amistosa. É como se ele estivesse ali para alertar o internauta desavisado: aqui você não vai encontrar dicas de vinho para a festa de aniversário. "Não recomendamos a ninguém o uso do Fermentation como manual de treinamento para sommeliers", diz. Criador de estratégias de comunicação para a indústria do vinho, com 17 anos de experiência, Tom Wark mantém seu Fermentation na rede desde 2004, garimpando sem descanso as notícias desse universo. E sem medo de opinar. Um de seus bombardeios é dirigido ao mapa das áreas vinícolas dos Estados Unidos (American Viticultural Areas, AVAs), as "appellations" americanas desenhadas por burocratas de Washington. Uma "ferramenta de marketing" mais do que uma chancela precisa para o vinho de cada região, diz Tom. Para ele, as AVAs não foram bem definidas e nelas não se tem homogeneidade de solo e clima para que o consumidor fique bem informado sobre o caráter e a alma do vinho que está na garrafa. Entre 2000 e 2005, o número de vinícolas cresceu 70% nos Estados Unidos, passando de 2.904 para 4.929. Vinhos e uvas contribuem hoje com mais de US$ 162 bilhões para a economia americana. Em recente comentário, Tom faz a defesa de um novo sistema de distribuição dos vinhos nos EUA: uma rede "com tecnologia" capaz de integrar vinicultores e varejistas. Venda direta on-line é tudo que assusta os atacadistas.



http://fermentation.typepad.com/fermentation/

http://www.winepros.org/consumerism/ava.htm

DC 5/4/2007

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