segunda-feira, 20 de abril de 2009

Youngbloods da Serra Gaúcha

Os jovens irmãos Carraro estão transformando a Lídio Carraro, na Serra Gaúcha, numa vinícola de referência. O empenho com que emprestam modernidade ao trabalho do pai pode ser comparado ao de novas gerações de viticultores na França e na Austrália. Os aussies de Rutherglen, conhecidos como Youngbloods, desde 2003 têm injetado sangue novo nos negócios de seus antepassados e promovem outra revolução, processando a moscatel sob rígido código de conduta. O clone francês dos Youngbloods, o Bordeaux Oxygène, formado em 2005 por representantes de 17 châteaux, investem pesado em marketing, não descartam blends diferentes e estão atrás de jovens consumidores, nem que para isso tenham que cometer a "heresia" de colocar no rótulo o nome das uvas. Aqui, Patrícia Carraro, diretora de marketing da Lídio, e os irmãos trabalham com determinação o conceito de vinho de butique – produção menor e de mais qualidade do Vale dos Vinhedos. Essa estratégia já os levou ao Duty Free: os primeiros vinhos brasileiros nas lojas dos aeroportos internacionais. Um dos seus rótulos também ostentou o selo de vinho oficial dos Jogos Pan-americanos do Rio. Há mais de dois anos, Patrícia nos apresentou garrafas de Elos (Cabernet Sauvignon) e Quorum (com 4 cortes diferentes) durante almoço no La Bourse, restaurante da Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa começava a mudar. Hoje esses surpreendentes vinhos estão em boas mesas da República Checa, Dinamarca, EUA, França, Alemanha e Angola. Uma garrafa dos Carraro já tomou conta da capa inteira da revista checa Víno Revue. O elegante rótulo traz o cacho de uvas estilizado, logo que também é um orgulhoso mapa do Brasil.

www.lidiocarraro.com/

www.rutherglenvic.com

DC de fevereiro de 2009

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