segunda-feira, 20 de abril de 2009

Malbec ao ponto

Malbec argentino com carne da Argentina. A combinação nunca foi tão difundida. Os vinhos da cepa que nasce com vigor na região de Mendoza não precisam pegar carona na fama da suculenta e saborosa carne dos pampas, mas não dispensam a parceria. Wines of Argentina, entidade que promove os vinhos do país, tem um slogan sob medida para essa sintonia: "Malbec, made for meat". Levada para a Inglaterra, a campanha ganhou a forma de concurso. Afinal, quais Malbec combinam melhor com os pratos de carneiro, carne de porco e o tradicional roast beef britânico? Não à toa, o Alta Malbec 2004, da Bodega Catena Zapata, ficou no topo da lista depois de computadas as notas das degustações realizadas em várias cidades inglesas. Por trás desse sucesso está Nicolás Catena, que em 1988, depois de ter sobrevivido à derrocada econômica dos anos 70, resolveu transformar radicalmente seu negócio. Se a crise reduzia o mercado interno, era hora de exportar vinho de qualidade. Catena chegou a importar da Califórnia o consultor Paul Hobbs, o enólogo que ajudou Robert Mondavi a montar o projeto Opus One. Hobbs impôs práticas para melhor a qualidade dos vinhos, incluindo replantio de videiras. A uva malbec entrou na receita da "reconversión" como ingrediente que o mercado esperava, variedade exuberante em taninos, superando a declinante mãe que sobrevive em solo francês. Hoje os vinhos Malbec são uma espécie de âncora nos negócios do vinho argentino e correspondem a 50% das exportações de vinhos finos. Resta saber o impacto da crise internacional nesse mercado nos próximos anos. Dificilmente o país conseguirá manter o crescimento médio anual das exportações em 30%, como registrou entre 1998-2006.

http://www.winesofargentina.org/index3.php

http://www.catenawines.com/

DC. dez/2008

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