domingo, 12 de dezembro de 2010

Eataly, por uma vida melhor

Barricas com frescos vinhos piemonteses, água dos Alpes Marítimos (não sem a beleza de garrafas com design), pastas de grano duro de Gragnano (e de outras regiões de mesa caprichosa), azeite da Ligúria, carne bovina, salames (e uma infinidade de embutidos), queijos de tradição piemontesa, aromáticos manjericões gigantes... É com essa receita de produtos regionais de qualidade, sob a vigilância do Slow Food, que as lojas da grife Eataly têm conquistado seus clientes gourmet e gourmand de todo mundo. A primeira loja Eataly nasceu em Turim, no Piemonte, em janeiro de 2007. Foi montada nas instalações da antiga fábrica do vermute Carpano, no histórico complexo industrial da Via Nizza – não à toa Carpano é hoje o nome do café na Eataly de Turim. Além de pontos de venda em outras cidades italianas – está em Milão, Alba, Gênova – a Eataly chegou a Tóquio e, em meados deste ano, ganhou uma superloja em plena Madison Square, Nova York, maior em área do que a própria loja original, em Turim, com investimentos da ordem de US$ 20 milhões. E se os vinhos têm presença marcante na Eataly, isso se deve à origem de seu criador. Oscar Farinetti consolidou uma carreira bem sucedida de aquisição de vinícolas italianas, culminando com a tradicional Fontanafredda. Hoje também mantém negócios como restaurateur em Nova York. Os vinhos italianos estão todos nas prateleiras da Eataly, não sem referências didáticas. Há ainda ponto para aulas e degustação e mesmo um chef para produzir pratos harmonizados com o vinho tirado nas prateleiras. O consumidor pode ainda escolher a garrafa vazia que mais se adequar à sua sede e se servir de vinho regional, abrindo as torneirinhas da série de tonéis. O passeio a uma das lojas da Eataly é plano para horas. Ao lado de cada uma das seções de alimentos, um restaurante temático aguarda o visitante. A pizzaria ao lado das infinitas galerias de massas artesanais. Um grill para a seção de carnes. Uma biblioteca com títulos de arte e enogastronomia alimenta a alma. O mote da loja? "Comer bem ajuda a viver melhor".

www.eataly.com

DC de 10/12/2010

Nenhum comentário: