sexta-feira, 21 de maio de 2010

As gavinhas dos irmãos Campana

A inspiração veio do ambiente da região de Champagne. Arrisco um palpite: das enroladas gavinhas de seus organizados vinhedos. E também, como confessaram, de uma de suas famosas cadeiras, a Corallo, em aço inoxidável, criada em 2003 para a marca italiana Edra. Foi a partir desses insights que os premiados designers brasileiros Irmãos Campana conceberam "Gloriette", uma espécie de gazebo, um mini pavilhão destinado à degustação de Champagne. A encomenda será instalada na primavera de 2011 nos jardins do Hotel du Marc, em Reims, território de uma das casas de Champagne mais respeitadas da França, a Veuve Clicquot. Os mecenas da Veuve Clicquot estão restaurando toda a construção do século XIX, onde viveu a própria viúva Clicquot, o coração da marca. A apresentação do projeto aconteceu no mês passado durante o Salão Internacional do Móvel de Milão. A Veuve Clicquot, fundada em 1772 e hoje integrada ao conglomerado Louis Vuitton, sempre cuidou de sua bebida, mas nunca deixou de lado suas preocupações com design e estética. O inovador e elegante rótulo amarelo-alaranjado, como a cor da cítrica clementine, já foi objeto de estudo da Propaganda. O projeto "Gloriette" dos Irmãos Campana adotou essa cor em uma estrutura na forma de ninho, tecido em fino metal e sustentado por arcos de madeira. Madame Clicquot ficou viúva em 1806, com apenas 27 anos. Decidida, passou a derrubar barreiras comerciais. Embarcou com sucesso sua safra 1811 para a corte imperial de São Petersburgo e com isso garantiu liderança de mercado durante os 50 anos seguintes. Hoje a casa produz cerca de 12 milhões de garrafas de Champagne por ano.


www.veuve-clicquot.com/htm/en/veuve-clicquot-essential-philosophy.htm
www.campanas.com.br

Diário do Comércio de 21/05/2010

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