sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A democracia dos blogs

O crescimento do número de blogs sobre vinhos é uma novidade que a indústria do setor começa a considerar. Somente nos EUA, são mais de 400. E isso porque tanto marinheiros de primeira viagem quanto degustadores já experimentados têm por eles circulado à procura de informações frescas, sem vícios. A agilidade e a informalidade dos blogs são armas imbatíveis se comparadas aos processos editoriais complicados de grandes revistas e pomposos livros. Um vinho recém-lançado às margens do Douro pode ter sua avaliação conhecida por um consumidor inglês instalado na City londrina, poucos minutos após a degustação. Num clique! Muitos articulistas de revistas e jornais tiveram de montar suas "filiais" na internet. Saul Galvão, experiente e bem-humorado crítico de vinhos, dá suas dicas enogastronômicas em 'O Negócio é passar bem', no Estadao.com.br. O colunista de vinhos do NYT abriu seu The Pour. O maior incentivador dessa prática é o blogueiro Tom Wark, que desde 2004 mantém seu Fermentation na rede. Essa paixão o levou a instituir o American Wine Blog Awards, que põe em cena os melhores blogs escritos em inglês. A palavra de ordem é independência. Tom entrevistou vários blogueiros na seção Bloggerview, onde profissionais e amadores expõem seus pontos de vista, com certa rebeldia. Vale passear pelos blogs vencedores do concurso, a começar pelo Dr. Vino, primeiro na categoria "best writing", pela prosa ao mesmo tempo precisa e provocativa. Essencial ainda o Wine Library TV, melhor videoblog, com impagáveis episódios de degustação.

http://tv.winelibrary.com/

http://www.vinfolio.com/thewinecollector

http://drvino.com/

http://fermentation.typepad.com/fermentation/2007/02/american_wine_b_4.html

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