quinta-feira, 1 de novembro de 2007

De koalas e baleias

Duas respeitáveis vinícolas do Novo Mundo estampam em alguns de seus rótulos as imagens de animais que ajudam a preservar. O koala no centro de uma placa de trânsito amarela é marca registrada da série de vinhos Bear Crossing da Angove's, tradicional vinícola no Sul da Austrália, fundada pelo médico inglês William Angove no final do século XIX e ainda hoje tocada pela família.
Cada garrafa com o koala vendida em todo mundo – a empresa já exporta para mais de 30 países, inclusive o Brasil –, rende uma porcentagem para a Australia Koala Foundation, entidade que ajuda nas ações para a preservação da espécie. Um dos vinhos com o selo koala é produzido com a cepa Petit Verdot (permitida no blend de Bordeaux), que encontrou clima e solo apropriados nas terras quentes do continente.
Já o Southern Right sul-africano, da propriedade de Anthony Hamilton-Russel, traz no rótulo a imagem da baleia que batizou o vinho, declarada em extinção desde 1986. Trata-se de um vinho da cepa-emblema do país, a Pinotage (resultado do cruzamento da Pinot Noir com Cinsaut ), cultivada nas colinas da cidade de Hermanus. A partir dos vinhedos Southern Right se avista a Walker Bay, baía que na primavera recebe em suas águas quentes famílias e famílias de baleias. As vendas do Southern Right ajudam nas campanhas em defesa da baleia.


http://www.angoves.com.au/

http://www.southernwines.com/vineyard.cfm?preview>523

Nenhum comentário: