quinta-feira, 20 de junho de 2013

Histórias de 25 anos

Os editores da Wine Enthusiast Magazine, popular revista americana de vinhos, estão celebrando os 25 anos da publicação lembrando as reportagens que marcaram época. Escolhidas e resumidas a dedo, não só registram a maneira como os americanos têm se relacionado com a bebida nas últimas décadas, mas colocam na linha histórica as grandes mudanças e tendências internacionais desse universo – da "malbecmania" que consagrou vinhos argentinos de Mendoza em território americano, à ascensão da uva Pinot Noir (e queda da Merloot), estimulada pelo filme Sideways. A seleção passa pela curiosa marca nacional celebrada em 2002. Nesse ano, com a instalação da vinícola Pointe of View na Dakota do Norte, todos os cinquenta estados americanos passaram a ser produtores de vinho, em que pese o fato de algumas vinícolas importarem as uvas de outros estados. A Wine Enthusiast teve motivos para festejar logo de cara, em 1989, quando a baronesa Philippine Rothschild associou-se ao "ítalo-californiano" Roberto Mondavi para criar a Opus One, vinícola instalada na Highway 29, que corta o Vale do Napa. Era o início de uma preocupação com a qualidade dos vinhos, contaminação da França para os Estados Unidos. A WE se orgulha da sua célebre Value Issue, nascida curiosamente em 1990, em anos de fartura. Atendia na verdade a uma demanda natural de consumidores americanos, que, por princípio, sempre estão atrás das melhores ofertas e oportunidades. A Wine Enthusiast acompanhou de perto o aumento do consumo de vinhos tintos nos Estados Unidos puxado pela divulgação do chamado "Paradoxo Francês". O programa 60 Minutes mostrou em 1991 como o consumo moderado de álcool poderia trazer benefícios à saúde, a exemplo do que acontecia na França. Em uma semana, as vendas subiram 40%. Até hoje o resveratrol presente nos taninos das uvas tintas é saudado quase como panaceia nos EUA. Na onda de avanço da cultura do vinho, destaque para a entrada em cena do diretor de cinema Francis Coppola, em 1995, que comprou a história vinícola Inglenook pela soma também histórica de US$ 9 milhões, tornando-se o "Godfather of Napa", com mais apoio aos vinhos de qualidade. No ano seguinte, o símbolo foi Joe Torre, capitão do Yankees, que ganhou a capa da edição de outubro celebrando o baseball, o hot dog, a torta de maçã e ... o vinho", mostrando com todos os exageros de marketing o vinho já como parte da cultura americana tanto quanto o Chevrolet ! Foram também capa da revista chefs badalados como Mario Batali, Emeril Lagasse, Alain Ducasse e Gordon Ramsey, todos ligando o mundo gastronômico à esfera do vinho, uma tendência sem volta que teve os Estados Unidos como forte incentivador e protagonista. A história da WE também é um pouco a história da ascensão do vinho australiano no mercado americano, a partir de 1996. Nesse ano, a Lindeman's sozinha era responsável por 700 mil das duas milhões de caixas de vinho australiano importado. Em 2011, a Yellow Tail registrou a exportação de 8 milhões de caixas. É claro que a acomodação desse mercado já está acontecendo com a crescente melhoria da qualidade do vinho australiano. E como não podia deixar de ser, a última das histórias dos 25 anos da WE tem no foco a "sede vermelha": mais de 1,6 bilhão de garrafas foram vendidas na China em 2011. Não à toa, a Wine Enthusiast lançou no ano passado uma edição especial em mandarim. Na capa, Yao Ming, que foi uma grande estrela do basquete americano e, apreciador de vinhos, é dono de uma vinícola no Vale do Napa. DC de 21/6/2013

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