quinta-feira, 21 de março de 2013

Obsessão Vermelha

O documentário australiano Red Obsession , que trata da gana dos novos ricos chineses por vinho, acabou de ser exibido no Festival Internacional de Berlim – na programação de filmes "gastronômicos" – e agora ganha tapete vermelho em direção à Asia. O evento conjuga assim dois mercados em franca ascensão na China, o cinematográfico e o de vinhos finos de Bordeaux. Em 2020, a China deve roubar dos Estados Unidos o título de maior mercado para filmes, aponta recente estudo da Ernst & Young. Mas se há muitos filmes a distribuir, não há tanto Bordeaux assim para alimentar a sede insaciável de 600 supermilionários do país comunista. Como disse um personagem de Red Obsession à revista Der Spiegel, "o chinês adora engolir a civilização ocidental". A nova rica Kelly Cheng, habitué de leilões de vinhos finos em Hong Kong, escancara que já pagou quase duzentos mil dólares por uma garrafa de Château Lafite. E muitos de seus pares arrematam de olhos fechados lotes e lotes de Margaux. O jornalista e crítico alemão Stuart Pigott aponta Red Obsession como o melhor filme do gênero dos últimos anos, que trata dessa apropriação dos caros Bordeaux como símbolo de status e sofisticação, numa trilha cruzada ao misto de arrogância e pavor que a invasão desses ávidos consumidores provoca nos vitivinicultores franceses. Segundo Pigott, no fundo trata-se de um documentário sobre poder, riqueza e vaidade que deve cativar um público muito além do estritamente ligado ao mundo do vinho. No mesmo dia da exibição de Red Obsession, mostrando invejável senso de oportunidade, uma vinícola de Changyu (Yantai/China) promoveu uma degustação de seus próprios vinhos, já que a busca dos melhores tintos pelo mundo alavancou a viticultura local. Os aussies Warwick Ross (também um viticultor) e David Roach, produtores e diretores do documentário, trouxeram astros do próprio cinema para a empreitada. Francis Ford Coppola, também produtor de vinhos na California, fala sobre a tradição cultural do vinho, das safras de Bordeaux, encabeçando uma lista de proprietários de châteaux, produtores e masters of wine. Estão em companhia do polêmico e festejado crítico Robert Parker Jr., que, com seu propagado ranking de pontos, também contribuiu para a "commoditização" das garrafas. Já a voz do "gladiador" Russell Crowne dá vida ao apetite dos chineses pelos Bordeaux. Foram 14 meses de filmagens. Em Bordeaux, estiveram com príncipe Roberto de Luxemburgo, no seu celebrado Château Haut-Brion. Visitaram também o projeto do Domaines Baron de Rotschild (Lafite), na província chinesa de Shandong. O dragão mais que emula sofisticação francesa. DC de 22/3/2013

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