Um editorial de Carlos Valenzuela, um dos criadores da revista mexicana Vinísfera, ao lado de Marcos Martínez, aponta para um novo ciclo da publicação, que deixa de ser editada em papel e ganha vida na internet. A aposta é no site Vinísfera.com, com anseios renovados: tirar a solenidade exagerada do vinho para que a bebida possa alcançar o paladar de mais mexicanos e, agora, de internautas do mundo inteiro. Valenzuela usa como mote da mudança a frase inscrita no Nautilus de Julio Verne, em Vinte Mil Léguas Submarinas: 'Mobilis in Mobili' (Movendo-se dentro de um meio em movimento). Quer ampliar o leque de temas e aproveitar a instantaneidade dos novos meios de comunicação. Aposta em "frescor" das notícias sobre vinhos. Desde seu primeiro número, Vinísfera, engendrada em Guadalajara, explorou alguns interessantes paradoxos. Por exemplo: como a região pioneira no cultivo das videiras na América Latina se distanciou tanto da cultura do vinho? Reportagens mostraram que o México retoma a tradição vinícola, principalmente através da informação e do consumo, que tem crescido a uma média de 12% ao ano. Trinta por cento dos vinhos bebidos no país já são locais; o restante importado principalmente do Chile e da Espanha. O aumento da procura anima produtores, que já cuidam de vinhedos em áreas de Querétaro, Zacatecas e Aguascalientes. Esperemos que a concepção gráfica arrojada da Vinísfera de papel contamine o site. A Vinísfera sem o "ponto com" não tinha medo de incluir entre suas páginas de vinhos, bons textos sobre música e arte contemporâneas.
http://www.vinisfera.com/revista/
DC de 11 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
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