quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vinísfera.com: o México se move.

Um editorial de Carlos Valenzuela, um dos criadores da revista mexicana Vinísfera, ao lado de Marcos Martínez, aponta para um novo ciclo da publicação, que deixa de ser editada em papel e ganha vida na internet. A aposta é no site Vinísfera.com, com anseios renovados: tirar a solenidade exagerada do vinho para que a bebida possa alcançar o paladar de mais mexicanos e, agora, de internautas do mundo inteiro. Valenzuela usa como mote da mudança a frase inscrita no Nautilus de Julio Verne, em Vinte Mil Léguas Submarinas: 'Mobilis in Mobili' (Movendo-se dentro de um meio em movimento). Quer ampliar o leque de temas e aproveitar a instantaneidade dos novos meios de comunicação. Aposta em "frescor" das notícias sobre vinhos. Desde seu primeiro número, Vinísfera, engendrada em Guadalajara, explorou alguns interessantes paradoxos. Por exemplo: como a região pioneira no cultivo das videiras na América Latina se distanciou tanto da cultura do vinho? Reportagens mostraram que o México retoma a tradição vinícola, principalmente através da informação e do consumo, que tem crescido a uma média de 12% ao ano. Trinta por cento dos vinhos bebidos no país já são locais; o restante importado principalmente do Chile e da Espanha. O aumento da procura anima produtores, que já cuidam de vinhedos em áreas de Querétaro, Zacatecas e Aguascalientes. Esperemos que a concepção gráfica arrojada da Vinísfera de papel contamine o site. A Vinísfera sem o "ponto com" não tinha medo de incluir entre suas páginas de vinhos, bons textos sobre música e arte contemporâneas.

http://www.vinisfera.com/revista/

DC de 11 de dezembro de 2009

Nenhum comentário: