sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rótulo com bicho não é uma fria

Há quem diga que o pinguim-de-humboldt (homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt) é um dos mais elegantes entre as espécies que vivem nas regiões mais frias do Chile e do Peru. Pois não é à toa que o Humboldt foi parar no rótulo de um dos vinhos da PengWine, vinícola chilena do Vale do Maipo, só disponível em lojas selecionadas dos Estados Unidos e de Cingapura. Os enólogos e marqueteiros de plantão quiseram com a escolha associar a elegância do animal à da assemblage de cinco uvas diferentes: Cabernet Sauvignon (base), Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. Uma viagem. No início deste ano, uma colônia de pinguins dessa espécie debutou no Woodland Park Zoo de Seattle (EUA). E a PengWine e sua distribuidora local aproveitaram a deixa: para cada garrafa de Humboldt vendida, US$ 1 foi para os projetos do zoo. Na fila de vinhos com nomes de pinguins encontramos ainda: Gentoo, Royal, Magellan, Rockhopper e Fairy. Animais, mesmo aqueles que não fazem parte do seleto grupo de estimação, estão com muito prestígio no mundo dos vinhos. Há de tudo: hipopótamo, koala, bode, baleia, canguru (e ninguém bate a Austrália nesse quesito), sapo, lagarto, jacaré, hipopótamo, galo, carneiro... Uma pesquisa da respeitada ACNielsen mostra que aproximadamente um em cada cinco vinhos de mesa trazem no rótulo uma brincadeira, uma foto, um desenho representando um animal. Esses dados estão no REthink Wine Blog, que tratou de alinhar também alguns exemplos de vinícolas que seguem esse caminho, como a citada PengWine. Já a Mutt Lynch Winery, vinícola em Healdsburg, Califórnia, tem uma linha exclusiva dedicada aos amantes do cães. Seus proprietários patrocinam várias ONGs que trabalham no resgate de cachorros e outros animais abandonados. Já o jacaré foi parar num dos rótulos da James Arthur Vineyard, por causa de uma parceria com o Lincoln Children’s Zoo de Nebraska. Os vinhos com esses rótulos são muito bem recebidos e significam aumento nas vendas, explica Danny Brager, executivo da ACNielsen. E as qualidades do vinho, onde entram nessa história? Pois é, essas vinícolas querem muito mais falar é ao sentimento dos seus consumidores e se destacar nas prateleiras, entre os vinhos com rótulos tradicionais. Alguns especialistas americanos trataram de estudar a questão e descobriram que o consumidor tende a comprar mais um produto que reflete ele mesmo do que exalte o próprio produto.

www.pengwine.com

www.muttlynchwinery.com


Diário do Comércio de 16/10/2009

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