sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Engenharia de busca

Um site de serviço, gratuito, capaz de localizar virtualmente e listar vinhos com os preços mais competitivos do mercado americano, acaba de ser lançado na internet, tendo como base física San Francisco, nos Estados Unidos. Vinquire (uma brincadeira com vinho e um verbo de inquirição e investigação, inquire) é uma ferramenta hi-tech afiada que tem tudo para servir de modelo e inspirar outros mercados produtores e consumidores de vinho. O Vinquire nasceu da mente empreendedora de dois engenheiros, John Kleven e Andy Hund, cansados da limitação dos sites de busca, muitas vezes calcados (sem aviso) numa listagem comprometida com os patrocinadores. Para fugir disso, depois de dois anos de estudo, conseguiram organizar no Vinquire uma base de dados de grande amplitude. Os engenheiros desenvolveram um programa e deram a um robozinho a missão de zanzar pela rede em busca de vinhos e seus preços de venda. Hoje o Vinquire tem um inventário atualizado com mais de 50 mil rótulos, de mais de 3.300 vínicolas e revendedores norte-americanos. O usuário pode pesquisar com conhecimento de causa, procurando o vinho por sua indicação precisa, ou pode optar por caminhos menos definidos. Vai chegar lá também. O importante é que, "mesmo comparando o Vinquire com versões pagas de busca, nós freqüentemente batemos seus resultados", escreve Kleven, num blog que também faz a vez de relações públicas do projeto. Empenhados em fazer do site uma rede social, reservaram espaço para resenhas de usuários degustadores, ponto de partida de um ranking sem vícios.

http://www.vinquire.com/

http://www.joshspear.com/item/vinquire/

DC 7/12/2007

Nenhum comentário: